Histórico

O Grupo Quilombo está registrado oficialmente como Associação Quilombo de Capoeira, surgiu em manaus capital do Amazonas em 10 de Marco de 1975, tendo como presidente e fundador o Sr. Edgar Francisco das Chagas (Mestre Chaguinha). No decorrer desses varios anos de ensinamentos, vários capoeiristas que hoje fazem parte do cenário capoeiristico nacional e internacional passaram pelo Grupo Quilombo. 

É considerado atualamente o grupo de capoeira mais antigo e em atividade do estado do Amazonas, tendo filiais em varios municipios do estado. Tem grande prestigio entre os capoeiristas locais, realiza bons eventos e sempre procura valorizar e homenagear os capoeiristas que são os valores de nossa terra. 

Hoje, o Grupo Quilombo está presente em vários municípios do Amazonas como: Manacapuru, Coari, Iranduba, Benjamin Constant, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Amaturá, Tefé, Atalaia do norte, São Paulo de Olivença e outros.

Em 2015 comemoramos 40 anos de historia no Amazonas... Iê viva o Quilombo!!!

 

FILOSOFIA DO GRUPO QUILOMBO

O Grupo Quilombo tem como objetivo direto difundir a capoeira em todos os seus aspectos técnicos, teóricos, artístico e didático-pedagógico da capoeira, como arte, luta, cultura, profissão e filosofia de vida, procurando resgatar a valorização dos verdadeiros mestres, como representantes autênticos da manifestação cultural genuinamente brasileira. Além disso, o grupo pretende contribuir para a formação de novos profissionais da capoeira, procurando uma educação baseada no respeito, disciplina, socialização e liberdade de expressão, para o engrandecimento de seu caráter, dignidade e valorização pessoal. Nós do Grupo Quilombo, procuramos transmitir aos nossos atletas, a capoeira como manifestação de um povo, expressa através da liberdade e das tradições.

 

MISSÃO

Contribuir e apoiar de forma integrada o desenvolvimento artístico, cultural e esportivo dos alunos da comunidade envolvida, utilizando-se da prática e da cultura da capoeira como agente aglutinador e difusor de variadas expressões culturais, de temáticas educacionais transversais que promovam a auto-estima, a inclusão e visibilidade social, assim como, consciência de cidadania entre estes.

PROPOSTA DE TRABALHO

A proposta do Grupo Quilombo é desenvolver um trabalho de capoeira como luta-arte, dando condições aos nossos praticantes de se identificarem com os outros seguimentos que existem na capoeira. Dessa forma, apresenta uma proposta pedagógica que engloba a capoeira como luta, arte, ritmo, poesia, cultura, desporto, profissão e filosofia de vida, permitindo que cada um dos alunos se identifique com cada uma das vertentes da modalidade.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O Grupo Quilombo desenvolve suas atividades em escolas, associações, clubes, centros comunitários e principalmente na periferia de Manaus, com o intuito de transformar por meio da capoeira, o destino de crianças, jovens e até mesmo adultos.

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!