GRADUAÇÃO ADULTA

O sistema de graduação adulto é mais complexo e exige bastande dos alunos. as cordas podem variar entre 10mm e 12mm e ja não possuem a cor cinza. Os alunos fazem avaliações praticas e teoricas.
Cada graduação tem um significado próprio e carrega consigo uma filosofia que deixa mais interessantes as etapas por onde cada aluno deva passar, sendo que esta graduação divide-se em duas etapas, a primeira é do corpo discente e a segunda do corpo docente (educadores) e está distribuida da seguinte maneira:
 
 

PRIMEIRA ETAPA

 
Corda Cinza - Neutra 
CINZA: representa as correntes, a submissão escrava que anseia por liberdade. Corda usada pelos principiantes e adotada como adaptação para capoeiristas oriundos de outros grupos que queiram ingressar no Grupo Quilombo.  Os mesmos devem permanecer nesta corda por um período de 06 a 12 meses para que possa ser avaliado e encaminhado para a graduação merecida.
 
1º Corda Verde -  Aluno Batizado
Esta graduação exige o mínimo de conhecimento do aluno iniciante, onde ele pode alcançá-la em um período de 06 a 12 meses.
 
VERDE: representa as matas, significa a FORÇA e o oxigênio que o aluno necessitará para continuar seu caminho, pois está se preparando para tornar-se um capoeirista, é a corda da esperança e da continuidade na capoeira.
 
Após todo o processo de avaliação, o aluno passa pela cerimônia de Batizado, que consiste em o aluno participa de uma roda oficial com convidados de outras academias e ele deve fazer um jogo com um Professor, Contramestre ou Mestre, neste jogo o aluno demonstra mais uma vez seu jogo e aprendizado, na maioria das vezes levam uma rasteira. A rasteira significa a quebra do orgulho e o alerta de que todos os capoeiristas devem estar preparados para levantar dos tombos da vida.
 
Para conquistar essa graduação é necessário que o aluno tenha conhecimento básico sobre a Capoeira e os golpes básicos desta graduação.

 

2º Corda Amarela - Aluno Iniciado

Esta é a segunda graduação e tem a nomenclatura de Aluno Iniciado, para alcançá-la é necessário um período de no mínimo 12 Meses (01 ano) na graduação anterior que, somado ao inicio de seu aprendizado resultam em dois anos de capoeira.

AMARELO: Representa o solsignifica o desenvolvimento e a VALORIZAÇÃO do aprendizado, onde o aluno percebe através da luz do sol os diversos caminhos que a capoeira oferece para sair da escuridão.

Além dos golpes básicos exigidos nesta graduação o aluno deve ter em sua avaliação os seguintes itens:

A – O aluno deve fazer os golpes sem perder o equilíbrio.

B – Comprar o jogo corretamente.

C – Tocar o pandeiro.

 

3º Corda Azul - Aluno Adaptado

Esta é a terceira graduação e tem a nomenclatura de Aluno Adaptado, para alcançá-la é necessário um período de no mínimo 12 Meses (01 ano) na graduação anterior que, somado ao inicio de seu aprendizado resultam em três anos de capoeira. 

AZUL: Representa o Mar, significa à CONSCIÊNCIA da imensidão, a grande percorrida e o caminho a percorrer.

Para conquistar essa graduação é necessário que o aluno tenha em sua avaliação os seguintes itens:

A – O aluno deve ter conhecimento histórico básico de capoeira angola e regional.

B – Conhecer e aplicar os golpes de ataque e defesa com precisão.

C – Tocar três toques de berimbau e dois de pandeiro e atabaque.

D – Fazer algum tipo de floreio.

E – Ter noções de jogo de angola.

F – Cantar na roda de capoeira.

 

4º Corda Verde e Amarela - Aluno Intermediário

Esta é a quarta graduação e tem a nomenclatura de Aluno Intermediário, para alcançá-la é necessário um período de no mínimo 12 Meses (01 ano) na graduação anterior que, somado ao inicio de seu aprendizado resultam em quatro anos de capoeira.

VERDE E AMARELO: Corda de TRANSFORMAÇÃO que une o verde das matar com a luz do sol guiando o aluno por caminhos seguros, longe de perigos e mais próximos da liberdade das correntes do mundo moderno.

Para conquistar essa graduação é necessário que o aluno corresponda em sua avaliação aos seguintes itens:

A – O aluno deve jogar Capoeira Angola dentro dos fundamentos e conhecer as Chamadas.

B – Tocar três toques da Capoeira Angola (São bento grande, São Bento Pequeno e Angola).

C –  Tocar três toques da capoeira Regional (São Bento Grande, Banguela e Iúna).

D – Tocar com perfeição os instrumentos de apoio.

E – Cantar corridos e cantigas.

 

5º Corda Verde e Azul - Aluno Graduado

Esta é a quinta graduação e para alcançá-la é necessário um período de no mínimo 12 Meses (01 ano), que somado ao inicio de seu aprendizado resultam em cinco anos de capoeira.

VERDE E AZUL: Corda que traz uma REFLEXÃO do caminho percorrido, passando pelas matar e chegando ao mar. Trás consigo a esperança de que se chegará a um ponto seguro.

No processo de avaliação e exigido o seguinte:

 A – O aluno Graduado deve saber orientar os alunos de 1º a 3º graduação.

– Cantar Quadras, Ladainhas, Corridos e Cantigas. 

C –  Ter conhecimento aprimorado do histórico e origens da capoeira.

 

 
 

6º Corda Amarelo e Azul - Aluno Estagiário

Esta é a sexta graduação e tem a nomenclatura de Aluno Intermediário, para alcançá-la é necessário um período de no mínimo 12 Meses (01 ano) na graduação anterior que, somado ao inicio de seu aprendizado resultam em seis anos de capoeira.

AMARELO E AZUL: Corda de muita RESPONSABILIDADE, pois se não souber o que faz, o aluno pode queimar-se no sol ou afogar-se no mar.

Para conquistar essa graduação é necessário que o aluno conheça e domine as oito Seqüência da Capoeira Regional, além disso o aluno deve ter em sua avaliação os seguintes itens:

A – Para o aluno Estagiário será cobrado que toque sete toques de berimbau da capoeira e regional e quatro de capoeira angola.

B – Ter conhecimento histórico e preciso sobre a capoeira (origens, mestres, estilos etc.)

C – Tocar, cantar e dançar o Maculelê.

D – Conhecer e realizar diversos floreios

E – Saber os tipos de cantos da capoeira e usá-los na roda.

F – Estar no mínimo cursando o ensino fundamental.

 
 
 
 

SEGUNDA ETAPA

1º Corda Verde, Amarela e Azul - MONITOR 

Esta é a sétima graduação e tem a nomenclatura de Monitor, para alcançá-la é necessário um período de no mínimo 24 Meses (02 anos) na graduação anterior que, somado ao inicio de seu aprendizado resultam em oito anos de capoeira.

Significa a CHEGADA ao Quilombo, onde o capoeirista pode olhar para trás e ver que enfrentou as matas, algumas vezes se perdeu e se encontrou novamente; a luz do sol que pode iluminar o caminho, mais também pode queimar; o mar que muitas vezes esteve em fúrias, mais na maioria das vezes o levou tranqüilo e calmo.

Para o estagiário chegar à graduação de Monitor é necessário que o mesmo conheça aspectos filosóficos, culturais e históricos da capoeira. Em seu processo de avaliação é exigido o seguinte:

A – Dar aulas com desenvoltura.

B – Estar em boa forma física e tática sempre.

C – Estar em constante evolução com os conhecimentos teóricos.

D – Freqüentar rodas de outras academias tem boa aceitação em todas elas.

E – Tocar, cantar, dançar e saber explicar a historia do Maculelê.

F – Fazer todos os toques da capoeira Regional e seis da capoeira Angola.

G – Ter o ensino fundamental completo.

 

2º - Corda Verde e Branca - INSTRUTOR

Esta é a oitava graduação e tem a nomenclatura de Instrutor, para alcançá-la é necessário um período de no mínimo 12 Meses (02 anos) na graduação anterior que, somado ao inicio de seu aprendizado resultam em dez anos de capoeira.

É a HARMONIA do verde da natureza junto com a paz que o branco traz em sua cor, paz que o escravo sempre procurou e agora encontrou. É nesta graduação que o capoeirista estará consolidando seu compromisso com a arte da capoeira.

Para o monitor chegar à graduação de instrutor é necessário que o mesmo reforce seus conhecimentos filosóficos, culturais e históricos da capoeira. Em seu processo de avaliação é exigido o seguinte:

A – Realizar com desenvoltura todas as exigências das graduações anteriores.

B – Freqüentar os batizados do grupo e de outras academias.

C – Saber se posicionar sobre os temas da capoeira.

D – Fazer um trabalho sistemático de difusão dos princípios da capoeira, mesmo quando não estiver dando aula, em auxilio a outro colega que esteja junto aos alunos.

E – Esta cursando o ensino médio.

 

3º - Corda Amarela e Branca - PROFESSOR

Esta é a nona graduação e tem a nomenclatura de Professor, para alcançá-la é necessário um período de no mínimo 24 Meses (02 anos) na graduação anterior que, somado ao inicio de seu aprendizado resultam em doze anos de capoeira.

Este amarelo representa o OURO, a riqueza conquistada após anos de luta e sofrimento aliados a paz de espírito trazida pela cor branca. Agora você esta conquistando a paz das batalhas e a riqueza que é o seu conhecimento adquirido durante anos na capoeira.

Para o instrutor chegar à graduação de professor é necessário que o mesmo tenha em seu processo de avaliação as seguintes exigências:

A – Ser útil a divulgação da capoeira e do Grupo Quilombo

B – Estar familiarizado com os conhecimentos mínimos das outras graduações.

C – Estar com o nível técnico semelhante aos dos outros professores do Grupo Quilombo.

D – Estar com disposição para realizar algum trabalho teórico ou pratico para o desenvolvimento da capoeira e do Grupo Quilombo.

E – Ter conhecimento sobre a cintura desprezada.

F – Ter seus proprios alunos e levar um trabalho sério e últil a sociedade.

Ser capoeirista em todos os sentidos.

H – Ter concluído o ensino médio.

 

4º - Corda Azul e branca - CONTRAMESTRE 

Esta é a décima graduação e tem a nomenclatura de Contramestre, para alcançá-la é necessário um período de no mínimo 48 Meses (04 anos) na graduação anterior que, somado ao inicio de seu aprendizado resultam em dezesseis anos de capoeira.

Representa o CÉU, que em suas cores te faz viajar e sonhos, do alto do céu você pode olhar por todos os caminhos que percorreu e ter certeza que tudo valeu apena. É onde o capoeirista procura desenvolver todo o seu potencial, no sentido de reunir, manter e preservar os ideais da capoeira, já que esta numa fase de transformação, ou seja, se preparando para receber a graduação máxima da capoeira. Para isso, é preciso, decidir com acerto, precisão, honestidade, lealdade e acima de tudo com sabedoria e imparcialidade.

Para o professor chegar à graduação de contramestre é necessário que o mesmo tenha em seu processo de avaliação as seguintes exigências:

A – Ser discípulo, que se destaque no Grupo Quilombo, baseando-se nas verdades dos grandes mestres.

B – Ter compromisso com a história verdadeira da capoeira.

C – Deve defender dentro e fora das rodas de capoeira os princípios verdadeiros dos grandes mestres e do Grupo Quilombo.

D – Ter um trabalho reconhecido pela comunidade capoeiristica.

E – Estar cursando Faculdade (Em qualquer área).

 

5º Corda Vermelha e Branca - MESTRE

Esta é a décima primeira graduação e tem a nomenclatura de Mestre, para alcançá-la é necessário um período de no mínimo 48 Meses (04 anos) na graduação anterior que, somado ao inicio de seu aprendizado resultam em vinte anos de capoeira.

O vermelho é a cor do SANGUE, representa a vida circulante para o alcance da paz.

Para o Contramestre chegar à graduação de Mestre é necessário que o mesmo tenha em seu processo de avaliação as seguintes exigências:

A – Ter um trabalho efetivo em prol da capoeira.

B – Ter respeitabilidade entre os mestres da capoeira em qualquer lugar que estiver.

C – Ter vivencia no esporte.

D – Ter humildade para submeter-se a avaliação de mestres antigos e conceituados.

E – Ter pretensão de dar continuidade ao aprendizado da capoeira.

F – Ter no mínimo vinte anos de capoeira e estar em plena atividade.  

G - Ter formação Acadêmica em curso reconhecido pelo MEC.

 

6º Corda Branca - GRÃO-MESTRE

Esta é a décima segunda graduação e tem a nomenclatura de Grão-mestre, para alcançá-la é necessário ter 40 anos dedicados à capoeira e ter formado no mínimo três (05) mestres de sua própria linhagem, ou seja, discipulos que iniciaram com este mestre e sempre foram fieis.

É o DIAMANTE, o mineral que reflete todas as cores, o mais duro e resistente minério, no branco é que todas as cores se reúnem,  transmitindo pureza e paz através da sabedoria, paciência, humildade, lealdade e firmeza de propósitos que iram manter sua filosofia, tradição e fundamentos.

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!